top of page
  • Foto do escritorSimone Barata

A importância de uma Agência de Viagens para o deslocamento corporativo



O desenvolvimento do turismo gira em torno da promoção de serviços turísticos, dois dos pilares essenciais dessa evolução são as Agências de Viagens e as Operadoras de Turismo, assim esse segmento tornou-se importante para a economia nacional.

Segundo informações do Ministério do Turismo (MTur) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), atualmente existem aproximadamente 55 mil pessoas trabalhando em Agências, assim o faturamento anual gira em torno de 36 bilhões de reais e cerca de 80% dos pontos de venda são ocupados por micro e pequenas empresas.

Os serviços que uma Agência de viagens oferece são focados no planejamento e realização das viagens de seus clientes, tendo em vista que atende as necessidades de locomoção e hospedagem dos envolvidos no processo. Considerando viagens corporativas, esse setor contribui para a gestão de toda a demanda da empresa contratante, propiciando soluções rápidas e eficazes.

De acordo com os dados da Pesquisa Conjuntural de Viagens Corporativas (PCVC) o setor de viagens e eventos corporativos movimentou R$ 75,9 bilhões em 2019, um crescimento de 4% em relação a 2018 e somente não repetiu o esperado crescimento no ano consecutivo devido a pandemia causada pela Covid-19.

Praticidade para as empresas

Terceirizar a gestão de viagens corporativas é uma alternativa eficaz, pois para executar esse tipo de viagem é contemplada uma quantidade alta de tarefas que quando executadas por conta própria podem gerar uma sobrecarga. Quando uma agência recebe esse tipo de demanda pode ser avaliado em primeiro momento o motivo do deslocamento, os custos máximos, o tipo de hospedagem desejada, a segurança que abrange seguro-viagem para os colaboradores entre outros fatores. Desta maneira, é possível entender o contexto do que é estimado e através disso consegue-se elaborar um planejamento que viabilize a viagem.

Uma Agência de Viagens providencia esse tipo de deslocamento e torna-se importante para traçar estratégias que atendam as necessidades do contratante empresarial. O diretor-executivo Eduardo Murad da Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) afirmou que turistas corporativos gastam três vezes mais do que quem viaja a lazer, ou seja, para organizar esse tipo de deslocamento é necessária uma administração muito maior e mais específica.

Portanto, a Agência de Viagens consultada para a locomoção desse setor corporativo além de conseguir suprir os desejos do cliente com mais facilidade também otimiza excesso de gastos, visto que possui fornecedores parceiros que auxiliam para a apresentação de preços competitivos.

Outro benefício é o suporte para resolução de etapas burocráticas. Sobretudo, a contratação de profissionais do ramo é uma solução estratégica para o negócio e integra um considerável retorno em cima do investimento em um único tipo de planejamento, deste modo é alinhada às necessidades junto com os objetivos para gerar resultados que sejam satisfatórios para ambas as partes envolvidas.

Saiu na Mídia: Portal Administradores

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page